top of page
Foto do escritorClínica Papillon

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

A punção aspirativa por agulha fina é um procedimento diagnóstico orientado por ultrassonografia. É realizada com uso de um citoaspirador manual que fica acoplado a uma seringa, geralmente de 20 ml, e a uma agulha de punção simples, 21 Ga ou 22 Ga mais frequentemente.

A punção aspirativa é guiada por ultrassonografia, o que permite o posicionamento preciso da extremidade da agulha dentro do nódulo a ser puncionado. É um tipo de biópsia simples, realizado frequentemente por um radiologista intervencionista, sob anestesia local apenas.

Dura cerca de 10 a 15 minutos. Muito frequentemente solicitado para auxiliar no diagnóstico de nódulos tireoidianos suspeitos ao exame ultrassonográfico.

Uma punção negativa para malignidade, somada a achados ultrassonográficos, clínicos e laboratoriais concordantes, pode evitar uma cirurgia tireoidiana desnecessária, direcionado os pacientes para um tratamento conservador quando for o caso, ou mesmo indicando apenas seguimento clínico e controles periódicos de imagem. Todavia uma punção com resultado sugestivo de malignidade pode indicar um tratamento de natureza cirúrgica.

"É fundamental que este procedimento, de mínima invasividade e rápido, seja realizado por um profissional que esteja habituado com a prática intervencionista, com os exames de imagem e, no caso da tireoide, que conheça de modo pormenorizado as diferentes patologias tireoidianas", explica o médico radiologista intervencionista Dr. Antônio Rahal.


49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page